Em meio à chegada de 2023, muitos empreendedores analisam a sua situação do último ano e pensam em novas estratégias para que, assim, sigam crescendo e tendo bons resultados. De acordo com uma pesquisa, realizada pela Sponsorb – consultoria de serviços empresariais, com líderes nacionais – aponta que o grande desafio, no momento, é aumentar o faturamento e a lucratividade das empresas.
O mesmo levantamento apontou que 90% dos profissionais pretendem aumentar os investimentos em tecnologia e digitalização para superar desafios. Além disso, 87% pretendem investir mais em soluções de tecnologia, ligadas à inteligência de dados.
Com a tecnologia sendo uma aliada para os negócios, elencamos soluções que empresas oferecem e podem contribuir para acelerar os negócios em 2023. Confira:
Com mais de um milhão de produtos de 400 marcas e dois milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind, plataforma que cruza dados de oferta e demanda para melhorar decisões nas indústrias, aplica inteligência artificial para cruzar, em tempo real, dados da demanda de consumidores com a oferta de produtos nos pontos de vendas, para automatizar e melhorar decisões na indústria. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch. ”Queremos ajudar as indústrias e marcas a se destacarem no mercado, principalmente com a alta concorrência. Por isso, usamos a tecnologia a nosso favor para elevar os resultados dos negócios”, comenta Fernando Farias, CEO da Gofind.
Há mais de 30 anos no mercado, a Viasoft desenvolve software ERP em gestão empresarial para setores como agronegócio, logística, postos de combustíveis, supermercados e varejo de materiais de construção e indústrias. A tecnologia fornece diagnósticos em tempo real por meio de dados, insights, aponta onde o negócio deve melhorar e onde está dando certo, possibilitando uma gestão otimizada de recursos e assertividade de resultados, aumentando, ainda, a margem de lucro do negócio e deixando o tempo mais livre para inovações.
Especializada em soluções digitais, incluindo o desenvolvimento de software personalizado, a Opus Software atua há mais de 30 anos no mercado, por meio de projetos de Transformação Digital, Inteligência Artificial, Big Data, Microsserviços, Integrações e Open Banking. A empresa está sempre em busca de novas possibilidades, criando e articulando conhecimentos para oferecer uma experiência diferenciada para os seus clientes, que são startups, médias e grandes empresas de diferentes segmentos. “Superar desafios com agilidade é essencial no mundo dos negócios. As mudanças acontecem cada vez mais rápido e, por isso, é necessário gerar valor para além dos produtos ou serviços oferecidos, com ideias inovadoras e bem definidas, apresentando soluções completas e que enxergam o mercado como um todo, conhecendo a sua própria marca, os seus clientes e, principalmente, os agentes que fazem as engrenagens funcionarem”, explica Walter Ruiz, Co-Owner – Business Development da OPUS Software.
Conectando a indústria ao consumidor final, a IZIO&CO é especialista em soluções para o varejo, indústria e shopper, por meio do CRM loyalty e do app de cashback Mangos – que tem como público o consumidor final. “Uma boa forma de acelerar um negócio varejista é usar os dados dos consumidores para identificar padrões de interesses e comportamento que influenciam suas compras. Ao saber hábitos de consumo, como: com qual frequência ele entra na sua loja, física ou virtual, e como ele se comporta, maior é a assertividade na entrega de promoções, produtos e serviços. Lembrando, que antes de usar esses dados, é indispensável seguir as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), uma vez que o cliente deve ter ciência e aceitar compartilhar seus dados e que eles estarão seguros e serão usados de acordo com a legislação”, indica Ribeiro.
Com o objetivo de oferecer agilidade e eficiência para o setor de RH, o PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, promove a digitalização dos processos seletivos, tornando o recrutamento mais centralizado e humanizado. A ferramenta oferece funcionalidades que colaboraram no dia a dia do profissional e dos candidatos, promovendo um aumento de 80% na agilidade do processo completo. Por meio dessa otimização nos processos, o RH consegue focar seus esforços em outras atividades, que podem contribuir para o sucesso da empresa, como no caso de ações que propagam a cultura e melhoram o clima organizacional. Além disso, oferece uma jornada automatizada para o candidato.
Desenvolvendo inteligência digital com design inovador e capacitação de TI para apoio aos clientes na jornada em direção a um crescimento sustentável do negócio, a Qintess nasceu para promover a transformação digital. Presente no Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos e EMEA, a empresa tem diversas soluções para acelerar e gerar valor ao ecossistema de seus clientes e parceiros. Antenada ao mercado, sua nova diretriz está voltada a uma plataforma de Open Finance as a Service voltada para bancos, fintechs, instituições de pagamento, seguradoras e comércio varejista, a qual inclui arquitetura e infraestrutura, hospedagem e monitoramento, roadmap de desenvolvimento e evolução, resultado de testes, implementação e suporte técnico. Um serviço que visa colaborar para o aumento da competitividade, diminuição dos custos de operação e viabilidade do oferecimento de produtos mais atrativos e personalizados, beneficiando também as sociedades de seguros e as instituições terceiras.